quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

PERÍODO MISTO

Para entendermos o que é período misto, vamos retomar, primeiramente, o que é período composto por coordenação e período composto por subordinação.

O período composto é formado por dois tipos de orações que são estruturadas de formas diferentes, ou por coordenação ou por subordinação.

O período composto por coordenação é formado por orações sintaticamente autônomas e com sentido próprio, ou seja, morfologicamente independentes. Observe:

A mãe chamou o filho, mas o pai não quis conversar sobre o boletim.

A primeira oração “A mãe chamou o filho” tem sentido completo e forma um enunciado com sentido, assim também é a segunda oração “o pai não quis conversar sobre o boletim”.

Já o período composto por subordinação é constituído de uma oração principal acrescida de oração subordinada para que haja sentido completo. Então, há uma dependência mútua tanto sintaticamente (estrutura) quanto morfologicamente (significado). Veja:

Queremos apenas uma coisa: que você estude!

A oração subordinada “que você estude” exerce uma função sintática em relação à oração principal “Queremos apenas uma coisa”. Observe que a oração subordinada relaciona-se com o verbo da oração principal “queremos” e equivale como complemento quando exerce morfologicamente a função de objeto direto, ausente na oração principal.

Pode ocorrer ainda o período misto ou período composto por orações coordenadas e subordinadas no mesmo período. Veja:

A professora corrigiu as provas e ajudou os alunos que estavam com mais dificuldade.

A oração “A professora corrigiu as provas” é uma oração coordenada e, portanto, tem sentido completo, bem como a oração “ajudou os alunos”. Já a oração “que estavam com mais dificuldade” é subordinada à “ajudou os alunos”.

FONTE: http://www.brasilescola.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário